domingo, 10 de junho de 2007

Continua a caminhar em direcção à encarnação integral


"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." - Gálatas 2, 20

Não desprezes o que já conseguiste. Deste passos importantes em direcção à liberdade que procuras. Decidiste dedicar-te inteiramente a Deus, em tornar Jesus no centro da tua vida e deixar-te transformar num instrumento da graça divina. Sim, continuas a sentir-te interiormente dividido, a sentir necessidade de aprovação e de louvor. Mas sabes que fizeste escolhas importantes que te mostram para onde queres realmente ir.

Podes olhar para a tua vida como para um cone largo, que estreita à medida que vais descendo. Nesse cone existem muitas portas que te permitem sair do caminho. Mas tens vindo a fechar estas portas uma após outra, centrando-te cada vez mais profundamente em ti mesmo. Sabes que Jesus te aguarda no fim, tal como sabes que Ele te guia na tua caminhada nessa direcção. Sempre que fechas mais uma porta - seja ela a porta da satisfação imediata, a porta dos negócios, a porta da culpa e da preocupação ou a porta da autocensura - comprometes-te contigo mesmo a penetrar cada vez mais fundo no teu coração e portanto mais fundo no coração de Deus.
Este é um movimento na direcção da encarnação total. Leva-te a ser o que já és - filho de Deus; permite-te encarnar cada vez mais a verdade do teu ser, faz-te assumir o Deus que vive em ti. Sentes-te tentado a pensar que não és ninguém na vida espiritual e que os teus amigos estão muito à tua frente na sua caminhada, mas isto é um erro.
Deves confiar na profundidade da presença divina em ti e viver a partir daí. Assim se caminha em direcção à encarnação total.


A voz íntima do amor
de Henri Nouwen

3 comentários:

A Flor disse...

....Jesus te aguarda no fim, tal como sabes que Ele te guia na tua caminhada....


JESUS É O MAIOR! É O REI DOS REIS, O SENHOR DOS EXÉRCITOS....

Guiados por ELE... TUDO VAI BEM


Beijo florido

Flor

Maria João disse...

Gostei imenso deste texto. Não há nada como sentir a presença de Deus, sempre a segurar-nos lea mão, a carregar-nos ao colo quando tem de ser...

beijos em Cristo

PS: No sábado foi lio um texto de Tobias em que fala do arcanjo Rafael. Achei que talvez te pudesse ajudar na tua busca em relação aos santos. É Tob 12, 1-5;15-20.

Marlene Maravilha disse...

Acho que todos nós em algum momento passamos por esta fase. Mas quando chegamos a dizer que não mais eu vivo, mas Cristo vive em mim, estamos caminhando para viver a encarnação, como dizes.
Ainda bem que sabemos que Ele nao nos abandona. Estamos bem protegidos debaixo das suas asas e ali ficamos seguros!
abraços

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...