terça-feira, 29 de julho de 2008

O Cristianismo

«A linguagem do permitido e do proibido não é boa linguagem. O que é preciso é dizer o sentido. É preciso dizer o que é positivo. Se se dá sentido, se se diz o positivo, pode-se levar os outros pouco a pouco a mudarem de vida, mas não se se lhes dá a impressão de que o cristianismo é um juridicismo ou um moralismo. O cristianismo não é um moralismo: é um impulso, é um fogo! Como escreve Pasternak num dos seus romances: é onde a vida atinge o «o seu mais alto grau de intensidade».



(...) o cristianismo não é nem um sistema nem uma ideologia: o cristianismo é Alguém, é Cristo e, consequentemente, uma relação com Cristo, cuja própria pessoa é a verdade.» - (Olivier Clément, em "Taizé, um sentido para a vida")

2 comentários:

Ecclesiae Dei disse...

Interessante... ideologias podem mudar, pode-se confirmar que não são válidas. Moral muda também, conforme o tempo... o Cristo nunca muda - é o mesmo ontem, hoje e sempre!
Abraços fraternos.

Alice disse...

...e Cristo vive em mim !


abraços

INDAGAÇÕES SOBRE O CARPINTEIRO

“A árvore é força vertical da natureza, da terra em direcção ao céu. Tem a postura da espécie humana. Por isso o cego que Jesus curou em Bet...